Qual é o tamanho da pegada de CO2 dos modelos de IA? Emissões do ChatGPT!
Inteligência artificial generativa (IA) como ChatGPT é a ferramenta mais quente da indústria de tecnologia que deve revolucionar negócios de trilhões de dólares, mas o que sua pegada de carbono significa para o planeta?
Generativo refere-se à capacidade de um algoritmo ou modelo de IA de produzir dados complexos. Isso inclui criar uma frase ou um parágrafo, gerar uma imagem ou um pequeno vídeo. Embora a IA generativa seja usada há muito tempo em aplicativos, ela melhorou apenas recentemente para produzir linguagem semelhante à humana e imagens realistas. Está crescendo, assim como suas emissões de carbono.
Maior poder significa maior energia
Embora o uso específico de energia para um modelo de IA permaneça desconhecido, geralmente inclui a pegada usada para fabricar o equipamento de computação, criar o modelo de IA e usá-lo. Algumas estimativas, no entanto, existem na tentativa de entender o quão grande é a pegada de CO2 da tecnologia.
Conforme relatado pelo MIT Technology Review, o treinamento de um único modelo de IA pode emitir mais de 626.000 libras de CO2 equivalente. Colocando isso em contexto, é cerca de 5x as emissões de carbono ao longo da vida de um carro de passeio médio.
Em um estudo de 2019 , os pesquisadores descobriram que fazer o BERT, uma IA generativa com 110 milhões de parâmetros, usava a mesma energia que 1 pessoa consumia em um voo transcontinental de ida e volta.
De fato, fazendo o modelo muito maior, o GPT-3 com 175 bilhões de parâmetros, emitiu mais de 550 toneladas de CO2e enquanto consumia 1.287 MW/hora de eletricidade , de acordo com a cientista da computação Kate Saenko. É a mesma quantidade de emissões de uma única pessoa fazendo 550 voos de ida e volta entre Nova York e São Francisco.
Consulta AI como ChatGPT emite mais CO2
O ChatGPT recebeu mais de 1,5 bilhão de visitas apenas em março de 2023. Embora os modelos generativos de IA estivessem disponíveis apenas para pesquisadores, o lançamento do ChatGPT pela OpenAI altera isso. Junto com a pegada de carbono do setor.
Não se sabe exatamente sobre as emissões de CO2 de uma única consulta de IA generativa. Mas as estimativas da indústria mostram que é 4x a 5x maior que a consulta de um mecanismo de pesquisa. Uma pesquisa no Google emite cerca de 0,2g de CO2 .
Saenko afirma o crescimento exponencial dessa ferramenta de IA à medida que os gigantes da tecnologia os integram em seus mecanismos de pesquisa, dizendo: “À medida que os chatbots e os geradores de imagens se tornam mais populares e que o Google e a Microsoft incorporam modelos de linguagem de IA em seus mecanismos de pesquisa, o número de consultas que eles recebem todos os dias pode crescer exponencialmente.”
Um Chatbot “mais verde”
Um estudo do Google descobriu que usar uma arquitetura de modelo de IA mais eficiente, processador e um data center mais ecológico pode reduzir a pegada de carbono da tecnologia em 100x a 1.000x. Data center mais ecológico significa usar energia de fontes de energia renováveis, como parques solares ou eólicos.
Os desenvolvedores de IA também podem agendar a computação nos horários em que as fontes renováveis estiverem mais disponíveis. Isso pode reduzir a pegada de carbono da IA em até 30% a 40% , em comparação com o uso de uma rede movida a combustível fóssil.
Mas a preocupação mais urgente a ser abordada é tornar os dados sobre a pegada de carbono do modelo de IA generativa mais disponíveis ao público. Isso é fundamental para conhecer o real impacto do setor no meio ambiente e basear a partir daí os métodos eficazes para a redução de emissões.
Fonte: carboncredits.com