Marca de móveis de luxo Breton compensa emissões e se torna “carbono negativo“
Com fábrica própria, 21 lojas no Brasil, a primeira sendo aberta no exterior, em Dubai, e com linhas de mobiliário que promovem designers brasileiros, a Breton se junta a uma lista crescente de grandes empresas que também caminham para compensar suas emissões de dióxido de carbono e, com isso, fazer sua parte em reverter o crescimento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera e de seus efeitos sobre as mudanças climáticas. Batizado de Eco Breton, o programa de compensação das emissões consiste, desde então, em plantar uma árvore para cada pedido recebido por suas lojas, sejam as próprias, as franqueadas ou a loja online. Os plantios são feitos pela ONG parceira SOS Mata Atlântica.
A avaliação das emissões foi realizada com a colaboração da Fundação Getulio Vargas (FGV) e o instituto de projetos ambientais WRI. Por meio do projeto de neutralização das emissões, a Breton e a SOS Mata Atlântica plantaram 9.832 árvores, correspondentes a pouco mais de 1.600 toneladas de CO².
“Uma empresa ser sustentável, hoje, se comprara, mais ou menos, com o que aconteceu com o inglês no currículo. Antes, ter inglês era uma vantagem, hoje, se não tiver, a pessoa já tá fora do processo para determinadas vagas. Uma empresa ser sustentável é o básico, não um diferencial. Pensamos que a expectativa nossa, hoje, como consumidores, é de que qualquer coisa que consumimos siga padrões ambientais e esteja preservando o planeta, e é o que a nossa empresa quer fazer”, diz o atual CEO da empresa de 55 anos, André Rivkind.
Bosch, Philip Morris e L’Oreal são algumas multinacionais que anunciaram recentemente terem alcançado o grau de “carbono zero” em suas operações no Brasil. A fabricante alemã de tecnologias e equipamentos industriais anunciou em 2021 ter alcançado o objetivo de neutralizar as emissões de todas as suas mais de 400 instalações ao redor do mundo, se tornando uma das primeiras grandes indústrias que se tem notícia a realizar o feito.
Fonte: cnnbrasil.com.br