CNA propõe medidas para o Brasil na COP 28
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou uma série de sugestões ao governo brasileiro para serem apresentadas durante a COP 28. O relatório foi entregue aos negociadores e representantes do governo como posicionamento do setor agropecuário brasileiro. O documento foi elaborado de forma conjunta com produtores rurais de todo o Brasil, federações estaduais de agricultura e pecuária e sindicatos rurais. Entre as medidas, a confederação sugere uma nova meta para financiamento climático, adoção do plano de ação para agricultura e segurança alimentar, além da regulamentação do mercado de carbono em projetos privados.
Uma das medidas propostas pela CNA é a alteração da meta de financiamento climático estabelecida no Acordo de Paris, que determinou aos países desenvolvidos investirem US$ 100 bilhões por ano em medidas de combate à mudança do clima, em países em desenvolvimento.
A CNA sugere que devem ser priorizados projetos que possam gerar créditos privados, no âmbito do artigo 6.4 do Acordo de Paris, onde foi definida a criação das diretrizes básicas para o comércio entre países e agentes privados no mercado regulado de carbono. Segundo a CNA, o documento “representa uma contribuição da agropecuária brasileira para subsidiar o governo brasileiro nas negociações na COP, ressaltando o papel do país em ajudar no processo de assegurar a segurança alimentar, energética e climática no mundo.”
O que é a COP 28?
COP é uma sigla em inglês que significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”), representando a associação de todos os países-membros (ou “partes”) que se reúnem anualmente, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta. Ela é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima. Sua origem está ligada à ECO-92, organizada há 31 anos pela ONU, no Rio de Janeiro, onde 197 países assinaram um tratado para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.
A primeira COP ocorreu em 1994, em Berlim, na Alemanha, quando o tratado assinado em 1992 entrou em vigor. Desde então, a ONU convoca anualmente todos os países para a cúpula climática – no ano passado, líderes de 120 nações participaram da reunião, segundo a organização. Neste ano, a conferência acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai – Emirados Árabes.
Fonte: cnnbrasil.com.br