Brasil e China negociam fundo bilateral de investimento verde

Brasil e China negociam fundo bilateral de investimento verde

Os governos do Brasil e da China negociam a criação de um fundo bilateral de investimento verde, para financiar e subsidiar o desenvolvimento de indústrias verdes e de energia renovável nos dois países. O pontapé inicial pode ser anunciado durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, na próxima semana.

O fundo foi proposto pelo governo brasileiro e a ideia deve constar de uma declaração bilateral da China. Os recursos serão usados para alavancar investimentos em novas tecnologias verdes, subsidiar indústrias limpas e energia renováveis nos dois países – “Eu não sei se vai ser possível anunciar, porque essas coisas são complexas, mas a ideia é que se possa ter um fundo bilateral”, disse à Reuters o embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência. “É um fundo dos dois lados (chinês e brasileiro) para investimentos nessa área.”

A intenção é que o fundo bilateral, de acordo com uma das fontes, envolva o aporte de recursos públicos e privados, que serão usados para alavancar investimentos em novas tecnologias verdes, subsidiar indústrias limpas e energias renováveis nos dois países e também em outros países em desenvolvimento.

O governo brasileiro vem colocando a questão ambiental entre suas principais prioridades na agenda internacional, inclusive na captação de recursos para combate ao desmatamento. No caso da China, também um país em desenvolvimento, não há expectativa de doações para mecanismos como o Fundo Amazônia – até porque o país não costuma trabalhar com doações a fundo, e também tem suas próprias questões climáticas para resolver.

O fundo, no entanto, poderia ajudar a captar investimentos privados, de empresas internacionais dispostas a investir no setor.

Fonte: forbes.com.br

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo