Investimento em transição para energia limpa atinge novo recorde de US$ 1,1 trilhão
O investimento global na transição de energia de baixo carbono totalizou US$ 1,1 trilhão – à medida que a crise energética e as ações política levaram à implantação mais rápida de tecnologias de energia limpa, de acordo com um novo relatório da empresa de pesquisa BloombergNEF (BNEF).
“Energy Transition Investment Trends” é a contabilidade anual da BNEF de quanto as empresas de financiamento, instituições financeiras, governos e usuários finais estão se comprometendo com a transição de energia de baixo carbono.
Isso marca a primeira vez que o investimento na transição energética global se iguala ao investimento em combustíveis fósseis e ocorre apesar do crescimento do investimento fóssil desencadeado pela crise energética do ano passado. “Nossas descobertas encerram qualquer debate sobre como a crise energética afetará a implantação de energia limpa. Em vez de desacelerar, o investimento na transição energética atingiu um novo recorde, à medida que os países e as empresas continuam a executar os planos de transição. O investimento em tecnologias de energia limpa está prestes a ultrapassar os investimentos em combustíveis fósseis e não olhará para trás. Esses investimentos impulsionarão a criação de empregos no curto prazo e ajudarão a atingir os objetivos de segurança energética no médio prazo. Mas muito mais investimento é necessário para chegar ao zero líquido no longo prazo.” – disse Albert Cheung, chefe de análise global da BloombergNEF.
Para que o mundo entre em uma trajetória de emissões de CO2 “líquidas zero” em 2050, esse investimento deve triplicar imediatamente, estima a BNEF.
Fonte: www.about.bnef.com